Páginas

segunda-feira, 22 de dezembro de 2008

MONTANHISMO

Desbrave a beleza dos dez maiores picos do Brasil
Tema:Montanhismo
Autor: Chris Bueno
Data: 16/12/2008


Longas e difíceis caminhadas, trechos praticamente intransponíveis, trilhas escondidas e muitos obstáculos. E, ao final, uma magnífica visão de paisagens fantásticas e únicas, além da deliciosa sensação de vitória que faz com que todo o esforço valha à pena. Essas são as sensações que os montanhistas enfrentam ao escalar uma montanha. Por isso este é um dos esportes de aventura mais praticado ao redor do mundo.

Uma das grandes vantagens do esporte é que ele pode ser realizado por praticamente qualquer pessoa – dependendo, é claro, das características da montanha, e sem esquecer que o preparo físico é essencial.

Outra vantagem é que existem vários locais onde pode ser praticado – existem montanhas de diversos tamanhos e com perfis variados, para todos os gostos. O importante, é claro, é saber o grau de dificuldade da montanha, levar o equipamento adequado, preparar-se fisicamente antes e estar acompanhado de alguém que conheça bem o local para evitar qualquer problema. Então, é só aproveitar um dos prazeres únicos de se conquistar uma montanha.

No Brasil, em praticamente todos os Estados existem lindas montanhas para se explorar. Existem montanhas altas, como o Pico da Neblina (a maior montanha do país), localizada no Estado do Amazonas; históricas, como o Pico da Bandeira, em Minas Gerais; com fauna e flora exuberante, e repleta de quedas d’água, como o Monte Roraima, em Roraima; ou com curiosas formações rochosas, como o Pico do Cristal. Todas proporcionam muita emoção aos seus visitantes e paisagens únicas.

Pontos culminantes do Brasil

Em 2004, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em parceria Instituto Militar de Engenharia (IME), deu início ao projeto “Pontos Culminantes do Brasil”. O objetivo do projeto é realizar uma nova medição dos maiores picos do país com exatidão e reavaliar as montanhas mais altas do país.

Com a nova medição, o ranking dos 10 maiores picos brasileiros foi alterado. O Pico da Neblina e o Pico 31 de Março continuam sendo as maiores montanhas nacionais, porém as novas medições revelaram que são 20 e 19 metros (respectivamente) menores do que se acreditava. O Pico das Agulhas Negras, considerado o quarto maior do país, caiu para a sexta posição, assim como o Pico do Cristal, que caiu de quinto para sétimo.

O Pico do Calçado, por outro lado, que não aparecia entre os 10 maiores picos do Brasil, agora figura na quarta posição. Como a medição ainda não está concluída, é possível ainda haver variações e medidas diferentes para cada pico.

Não importante qual sua posição no ranking dos 10 maiores picos do Brasil, cada uma das montanhas possui uma beleza única e pode proporcionar uma experiência inesquecível para seus visitantes. Conheça nessa matéria quais são os 10 maiores picos nacionais (após a nova medição do IBGE) e suas maiores atrações e belezas naturais, e prepare-se para a aventura.

fonte: 360 Graus

Nenhum comentário: