Páginas

segunda-feira, 12 de janeiro de 2009

Auto-Estima

Minha mãe é quem diz:
“- Sandra, você é igual como era sua avó Brasilina pra guardar coisas velhas.”
Detalhe: não tem um papel (coitadinho) que sobreviva nas mãos da minha mãe.
Quando, assim, ela resolvia mexer nos meus guardados, para limpeza, era sempre:
“- Mãe, não jogue isso fora, vou precisar!” (se ela jogasse será que, minha pessoa, daria conta? Eis a questão! :D)
Agora, realmente, nos momentos de mexer em papeladas para ver o que serve e o que não serve ... Coitadinho do tempo consumido!
Nesse final de semana aconteceu um dos momentos que resolvo jogar tudo no chão e ficar sentada no meio de papéis para todo lado para ver o que pode ser dispensado ou não.
Aí é aquilo: “isso não me serve (vai para o lixo)” ... “isso pode vir a me servir (nunca faço idéia pra quê - torno a guardar :O)” ... “isso não me serve”... “isso pode vir a me servir” etc, etc.
Mas até que o tempo, de certa forma, consumido desnecessário tem seu lado divertido, saudoso no sentido de boas lembranças e até re-aprendizados.
Dentre muito do que reencontrei esse assunto foi um dos:
EU, MEU MELHOR AMIGO
A auto-estima é a melhor aliada do sucesso na vida pessoal e profissional. Não há idade-limite para conquistá-la.
1. PAUL CÉZANNE (1839-1906)
O pintor francês teve seus quadros rejeitados no Salão Oficial de Paris e foi motivo de chacota entre os críticos durante anos, mas não se deixou abater. "Eu sou um marco na arte", costumava dizer. Tinha razão.
2. WALT WHITMAN (1819-1892)
O poeta americano enaltece a si próprio em sua obra-prima Folhas de Relva. "Eu celebro a mim mesmo / E o que assumo você vai assumir / Pois cada átomo que pertence a mim pertence a você", proclamou.
3. TINA TURNER
A cantora apanhou do marido, Ike Turner, durante quase duas décadas até que um dia se convenceu do próprio valor, achou-se capaz de mudar de vida e seguiu carreira-solo.
4. ALEXANDRE, O GRANDE
O imperador se considerava um deus. Comparava suas conquistas e realizações com as de personagens da mitologia grega, como Hércules e Dionísio, o deus do vinho.
5. LEWIS HAMILTON
Aos 10 anos de idade, ainda piloto de kart, o jovem inglês se apresentou ao chefão da McLaren, Ron Dennis, e disse que um dia ainda faria parte da escuderia. Agora, em sua estréia na Fórmula 1, já é considerado um fenômeno nas pistas.
6. MICHEL DE MONTAIGNE
Em Ensaios, o filósofo francês sugere como superar o sentimento de desconforto com o próprio corpo, a sensação de que se é pouco inteligente e o sentimento de inadequação quando algum comportamento é desaprovado pelos outros. "A pior desgraça para nós é desdenhar aquilo que somos", escreveu.
7. COCO CHANEL
A estilista desafiou a sociedade do início do século XX ao apostar na originalidade de suas roupas. "As pessoas costumavam rir da forma como eu me vestia", dizia ela. "Mas esse era o segredo do meu sucesso. Eu não era parecida com ninguém."
***
Do papel guardado ao assunto reencontrado na internet/origem.
Todo o conteúdo você encontra aqui: VEJA

Nenhum comentário: