Páginas

domingo, 4 de janeiro de 2009

Rally Dakar 2009

O percurso em 2009 tem:
9.574 quilômetros
5.652 quilômetros de especiais (trechos cronometrados)
3.922 quilômetros de deslocamentos
Após o cancelamento do Rally Dakar em 2008 por causa das ameaças terroristas na Mauritânia, o maior rali do mundo desembarca na América do Sul, mas especificamente na Argentina e Chile. É a primeira vez, em 30 anos de história, que a prova sai dos continentes europeu e africano e atravessa o Oceano Atlântico.
A quilometragem será muito parecida com a das provas africanas, com desafios bem peculiares e diversos tipos de terrenos.
A prova deste ano bate recorde de competidores. No total, serão 820 veículos que embarcaram, sendo 710 de competidores, cerca de 60 da organização e 50 da imprensa. A prova terá 235 motos, 194 carros, 84 caminhões e 29 quadriciclos, de 49 nacionalidades diferentes.
Para compensar um pouco dos prejuízos causados pelo cancelamento da edição de 2008, a organização da prova se encarregou de trazer todos os veículos europeus até a América do Sul. No início de dezembro, mais de 500 carros, motos e caminhões embarcaram no porto de Le Havre, na França, rumo à Argentina.
O Brasil terá o maior número de participantes de toda a história da prova. Ao todo, 16 brasileiros estarão no maior rali do mundo, em todas as categorias: moto, quadriciclo, carro e caminhão. Confira na seção “Brasileiros no Rali”, quem são eles e as características principais das máquinas que estarão pilotando.
A prova - Serão quinze especiais e um dia de descanso. A disputa começa em Buenos Aires e segue pelos pampas argentinos até a Patagônia, quando começa a subir rumo à oeste, cruzando a Cordilheira dos Andes e chegando ao Chile. Em Valparaiso, cidade patrimônio histórico da humanidade, um dia de descanso.
Dali, a prova segue rumo ao Deserto do Atacama, considerado mais seco e árido do mundo, com temperaturas que ultrapassam facilmente os 40ºC. A volta à Argentina acontece pelo noroeste, onde segue rumo à Buenos Aires.
Aventura... Paixão!
Acompanhar AQUI

Nenhum comentário: