Páginas

terça-feira, 28 de abril de 2009

Ânimo!

Uma palavra definida através de um dicionário é apenas mais uma, entre milhares de outras, com seu sentido exato da existência.
Uma palavra definida por um coração humano - em meio à jornada da vida – ganha vida, grandeza, toque de alma...
Paz e bem!
Sandra Valeriote
Imagem: national geographic

Ânimo
A palavra deriva de ânima, alma. Estar cheio de ânimo significa estar cheio de alma, ao contrário, estar desanimado é o mesmo que estar sem alma. Um dos problemas é que pensamos alma separada ou até em oposição ao nosso corpo, nosso ser. É preciso resgatar a dignidade cotidiana da vida, perceber o misterioso, o divino, no dia-a-dia. Este é um dos caminhos para não perder o ânimo. Ser animado é aprender a depender Daquele que nos dá alma, nos inspira a vida. Pessoa animada vê para além das aparências, para além do caos ou da bagunça atual. Percebe e empenha-se pelo futuro, agindo com esperança e entusiasmo. O ânimo nos leva a transcendência. É preciso fazer com ânimo, colocar alma no que realizamos. Isto nos realiza, mesmo quando temos problemas, dificuldades. Estar inteiramente naquilo que faz é o grande desafio. Podemos acusar a correria dos tempos modernos, mas isto não nos justifica. Se aprendemos a fazer cada pequena atividade com alma veremos que o dia renderá, que os encontros acontecerão, que chegaremos ao fim da jornada não tendo feito tudo, mas certamente realizados por termos feito bem aquilo que nos coube, o que foi possível.
"Animai-vos uns aos outros" (Hb 3,13). A justa medida do possível aprenderemos com a graça, sem medida, que nos é concedida.
Ânimo! Hoje é o dia...
Que Deus nos abençoe!
Pe Ricardo

Nenhum comentário: