Páginas

quinta-feira, 30 de abril de 2009

Pedestrianismo

O pedestrianismo é a atividade de caminhar a pé: são os passeios pedestres, as caminhadas.
Uma atividade que favorece a prática com a escolha, individual, que seja caminhar: sozinho(a), com a família ou em grupo.
Praticado ao ar livre, é um desporto (não competitivo) que se torna ainda mais prazeroso quando exercido em meio a mãe natureza.
Além de não requerer equipamentos sofisticados, é de livre idade: mantendo seus praticantes ativos e saudáveis.
Em relação ao stress cotidiano das sociedades urbanas, o pedestrianismo, também, colabora combatendo o cansaço mental com a liberdade de caminhar... Caminhar para uma vivência espetacular de contato direto com a natureza, de aventura saudável, de contatos pessoais que fomentam relações de estima social e pessoal interagindo num mesmo sentido, e, muito mais.
Aliás, o caminhar se faz desde o início dos tempos. Uma atividade que contribuiu com grande valor às interações humanas – apresentando para uns e outros as culturas, tradições dos povos, realizando mudanças importantes no contexto social, etc.
Nos últimos tempos o número dos seus praticantes tem crescido exponencialmente, pois, além do prazer e benefícios próprios, acrescenta - esse desporto - o contato, verdadeiramente, humano, que circunstâncias atuais levam ao distanciamento...
Pedestrianismo - também uma busca pela recuperação do ser: ser feliz consigo mesmo é ser feliz com teu próximo :)

Concluindo, como o maior bem é a VIDA, além do pedestrianismo comum, inicia-se a temporada para montanhismo; então, antes de praticar qualquer atividade física é muito importante orientações e avaliações de um especialista ;)

Boas caminhadas...
Paz e bem!
Sandra Valeriote
Texto de Sandra Valeriote; baseado no texto - pedestrianismo - encontrado no blog DESAFIOS-PT

Nenhum comentário: