Páginas

domingo, 10 de maio de 2009

Patagônia

“Quando me lembro dos lugares onde estive, a vastidão da Patagônia sempre ocupa um lugar de destaque. E, no entanto, a região se caracteriza por qualidades negativas: sem habitações, sem água, sem árvores. Por que aquelas vastidões áridas teriam então dominado dessa maneira meu espírito? Pela perspectiva livre que elas oferecem à imaginação. Pois as extensões patagônicas parecem não ter limites.”
Charles Darwin

A Patagônia foi a última porção de terra do planeta a ser ocupada pelo homem. Selvagem, inóspita, misteriosa, ela ainda guarda regiões praticamente inexploradas. Seu nome foi dado pelo navegador português Fernão de Magalhães, em 1520. Aproximando-se da terra e avistando índios de altura excepcional, o navegador comparou-os ao gigante Patagon, um personagem da literatura medieval européia.
Ocupada por povos indígenas durante milhares de anos, a Patagônia atraiu o interesse de colonizadores espanhóis no século XVI. Mais tarde, a região tornou-se destino de ingleses criadores de ovelhas. Hoje, é uma terra em que convivem descendentes de imigrantes de todas as partes do mundo, como alemães, galeses, italianos e croatas, entre outros.
fonte: natura

À Prova de Tudo - PATAGÔNIA
Vídeo que apresenta o explorador Bear apresentando alguma orientação de sobrevivência em condições subumana, na Patagônia. Assistir: CLIQUE AQUI

Nenhum comentário: