Páginas

terça-feira, 2 de junho de 2009

Praia de Imbetiba, Macaé-RJ

História:

Embora as descobertas de sambaquis na Praia de Imbetiba comprovem que esta região foi povoada por tribos selvagens milhares de anos atrás, quando os primeiros colonos chegaram ao local encontraram duas tribos rivais: os tamoios e os goitacás.
As terras do atual Município faziam parte da
Capitania de São Tomé, indo do Rio Itabapoana ao Rio Macaé e foi batizada de Baía de Salvador.
Seu povoamento iniciou-se em
1580, quando Portugal se encontrava sob o domínio da Espanha. Para evitar invasões de inimigos, criou-se uma aldeia de índios catequizados por padres da Companhia de Jesus (Jesuítas).
Os primeiros registros dos Jesuítas em Macaé datam de
1634. No princípio foi fundada à margem do rio Macaé e próxima ao Morro de Sant'Anna uma fazenda agrícola, que no correr dos anos ficou sendo conhecida como Fazenda de Macaé ou Fazenda do Sant'Anna. Na base do morro, entre este e o rio, levantaram um engenho de açúcar com todas as dependências e lavouras necessárias. Além do açúcar, produziam farinha de mandioca em quantidade e extraíam madeira para construções navais e edificações. No alto do morro foi construído um colégio, ao lado uma capela e um pequeno cemitério, que guarda até hoje os restos mortais de alguns Jesuítas. Em 1759 a fazenda foi incorporada aos bens da coroa pelo desembargador João Cardoso de Menezes. Nesta ocasião os Jesuítas foram expulsos do Brasil, imposição feita pelo Marquês de Pombal. Assim nasceu Macaé, mas com a expulsão dos padres Jesuítas os piratas tornaram a invadi-la.

Continuação da História: fonte - clique AQUI

Já nessa atualidade a cidade de Macaé se destaca pela extração de petróleo; o qual veio a ser descoberto a partir de 1974.

A praia de Imbetiba, especificamente, se tornou um espaço a ser usado pelos navios da petrobrás.


Esses registros, fotográficos, aconteceram no momento que estive trabalhando no Mega Feirão de Veículos, realizado pelo Salão de Veículos.com


Imagens do sucesso acontecido no Mega Feirão de Veículos, nos dias 30 e 31/05/09, na praia de Imbetiba, em Macaé-RJ:

fotos por Sandra Valeriote: clique AQUI
fotos por Salão de Veiculos.com: clique AQUI


2 comentários:

Anônimo disse...

Quando se fala em Macaé, pensamos somente em petróleo e praias. Mas a região serrana do município é linda.
Abraços, Larry.

sandra valeriote disse...

Oi Larry, já ouvi falar muito bem sobre essa parte de Macaé: a região serrana. Se Deus quiser, vou conhecer!

Quanto a praia de Imbetiba, nessa publicação, só depois que voltei li a História. Se soubesse antes sobre esse assunto que li teria aproveitado o momento, de alguma forma, para registrar coisas mais...
Enfim, oportunidades não faltarão, na graça de Deus.
Grande abraço.