Páginas

sábado, 4 de julho de 2009

Voo livre - Parapente

Como nasceu o Parapente:
O parapente, como aeronave, descende em linha directa do paraquedas-asa, inventado nos anos 50 pelos engenheiros da NASA como meio de descer naves espaciais após a sua entrada na atmosfera. Este e muitos outros inventos foram na altura abandonados, dando lugar aos paraquedas circulares, vindo a ser descobertos pela aviação desportiva dezenas de anos mais tarde.
Em meados dos anos 80 nos alpes, alguns paraquedistas franceses experimentaram saltar em paraquedas-asa, descolando em corrida a partir de vertentes bem acentuadas. Esta curiosa e simples forma de voar tornou-se moda das regiões alpinas, convencendo e fascinando montanhistas, paraquedistas, esquiadores e voadores. Fazendo nascer então aeronaves especificamente destinadas a este desporto.
A partir dessa data e até aos nossos dias o parapente não parou de evoluir, passando em poucos anos de um ângulo de planeio de 3-1 para 11-1; ou de um afundamento de 3 m/s para 1 m/s; possibilitando percorrer distâncias impensáveis, como é o caso do actual recorde mundial estabelecido por Aljaz Valic em Dezembro de 2006, com um voo de 426,8 kms em De Arr, África do Sul.
Mas o trabalho mais importante foi efectuado ao nível da segurança e da estabilidade dos modernos parapentes, dando destaque ao conceito de performance em segurança das asas intermediárias, tornando o parapente acessível a um número cada vez mais alargado de adeptos.

fonte/conteúdo completo:
Federação Portuguesa de voo livre - Parapente e Asa Delta


Muito interessante o material disponível neste site.

Ele revela tudo sobre este esporte fascinante que é o voo livre.
Paz e bem!

Nenhum comentário: