Páginas

sábado, 20 de novembro de 2010

20 de novembro: DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA

A data é ainda desconhecida por muita gente mas é de grande importância histórica. Incluída no calendário escolar somente no início do mandato do presidente Lula, o Dia Nacional da Consciência Negra surgiu nos anos 70, por influência de alguns grupos que apoiam a cultura afro. O dia foi escolhido justamente por ser aniversário da morte do líder dos escravos no século 17, o Zumbi dos Palmares. Em 20 de novembro de 1695, Zumbi foi morto em uma emboscada em Pernambuco, após defender com a própria vida o direito de liberdade e justiça social para os negros, que na época ainda eram escravos.
Zumbi comandava e protegia o Quilombo dos Palmares, um dos principais símbolos da resistência negra nos tempos da escravidão. Assim como os outros “quilombos”, funcionava como um refúgio de escravos fugitivos das fazendas. Lá, eles construíam comunidades. Os fazendeiros queriam aniquilar Zumbi e os Palmares, pois a comunidade servia como motivação para os negros que queriam fugir. Depois de muita luta, conseguiram: mataram o líder negro e destruíram o mais famoso dos quilombos. Em 1888, a princesa Isabel assinou a Lei Áurea, que acabou com a escravidão no Brasil. Eles ficaram livres das correntes, mas não do preconceito. Mais de 100 anos após a abolição, os negros ainda lutam por seu espaço na sociedade e contra o racismo “silencioso” que há em nosso país.
Você pode estar pensando: “E o que eu tenho a ver com isso?” Muito mais do que imagina. Se olhar ao seu redor verá que muita gente tem pais italianos, avós portugueses, origem alemã, árabe... E africana, claro. Muitos de nós possuímos traços e características de origem negra. O negro representa um dos principais elementos na formação da cultura brasileira. Do samba ao reggae, passando pela capoeira e pelo candomblé, muitos são os valores nacionais originados pela cultura africana. E o que não dizer das delícias que eles põem à mesa? Feijoada, acarajé, cocada... não há dúvidas de que os negros têm muita importância na sociedade brasileira. E ter consciência dessa importância é o objetivo desta data comemorativa.
A fonte informada sobre esse texto, na agenda malwee, indica o site “portal das curiosidades”, só que não encontrei.

Nenhum comentário: